João Calvino

João Calvino

"O Senhor teve piedade de mim, sua pobre criatura; (...) Ele me estendeu a Sua misericórdia para anunciar a verdade do Evangelho." Com estas palavras autodefiniu-se o reformador humanista João Calvino, fundador da igreja protestante francesa.

Calvino foi um menino pobre, filho de um tabelião, que era, então, secretário do bispo de Noyon. Ingressou no Colégio dos Capeto e depois teve sua admissão aprovada para integrar  os filhos do Senhor de Monmor. Compartilhou com eles sua educação.

Iniciou seus estudos na Universidade de Paris em agosto de 1523, local onde aprendeu latim, filosofia e dialética. Ali, viria a distinguir-se como humanista.

Foi encaminhado para o estudo da teologia por seu pai; posteriormente, foi enviado para uma capela da Catedral de Noyon e, a seguir, para a paróquia de Marteville.

Todavia, com a mudança dos planos paternos, Calvino direcionou-se ao Direito. Entre 1528 e 1533, freqüentou as universidades de Orleans e de Bourges. Em 1532, publicou sua primeira obra, "Dois livros sobre a Clemência ao Imperador Nero
", em que comentou o pensamento de Sêneca sobre a clemência. Paulatinamente, foi-se aproximando das questões morais e religiosas e do pensamento de Lutero, o reformador da Igreja católica na Alemanha.

Sua distância em relação ao catollicismo tornou-se pública em 1533,  com a redação de um discurso que continha matéria religiosa considerada herética. Dois anos depois, concluiu sua obra mais famosa, a "Instituição da Religião Cristã", que lhe rendeu grande prestígio.

Três anos mais tarde, convidado a ensinar teologia, Calvino passou a viver em Genebra, unindo-se ao reformador Guillaume Farel. Uma tentativa malsucedida de implantar os costumes reformados acabou causando celeuma e levando Calvino ao exílio, em 1538.

Mudou-se para Estrasburgo, onde, em agosto de 1540, casou-se com a viúva Idelette de Bure, com quem viveria por nove anos. Com a morte da esposa, Calvino seguiu cuidando dos filhos dela.

Em 1541 retornou a Genebra, onde criou um modelo institucional para a Igreja Reformada. No mesmo ano publicou as suas "Ordenanças Eclesiásticas". A partir de então, ocupou-se da melhora e da difusão da nova doutrina, expandindo-a para outros centros europeus.

Em seus últimos anos, estava com a saúde debilitada. João Calvino morreu no dia 27 de maio de 1564, após um acesso de hemoptise.

Fonte: UOL Educação